top of page
Buscar
  • marieneffb

Sintomas

O conceito de sintoma refere-se às manifestações que, indicadas por determinadas doenças, auxiliam no estabelecimento de um diagnóstico. Numa acepção mais extensa, ato que consiste na manifestação de modificações orgânicas ou funcionais.

De acordo com os fundamentos de Saúde Integral, os sintomas sinalizam desequilíbrios do organismo. Não são ruins, ou bons, compõem o estado atual e dinâmico de funcionamento e movimento nos níveis biológicos, psicossociais e espirituais.

Dizer que os sintomas não são da pessoa ou das doenças, mas sim estados dinâmicos de manifestação de desequilíbrios é afirmar a condição de individualidade dos movimentos existentes nas perturbações ao organismo, sendo este (o organismo) a integração entre os corpos físico, energético, mental, afetivo, relacional e espiritual.

Por isso, os sintomas variam tanto! Seja na mesma pessoa em situações diferentes, ou de forma diferente em várias pessoas para uma mesma doença.


Os sintomas variam porque são estados dinâmicos e individualizados.

Entender o movimento, o comportamento personalizado dos sintomas ajuda a compreender as causas e os fatores agravantes e atenuantes da saúde para uma pessoa em sua condição atual de existência.

Essa compreensão pode ser a chave da transformação que o organismo está precisando em busca do equilíbrio. E entenda, equilíbrio não é ausência de movimento, não é ficar estagnado ou imutável, é fluir o movimento da vida em harmonia, é se sentir bem. É a plenitude de funcionamento do organismo.


Hoje, você se sente assim? Em plenitude? Ou qual sintoma incomoda você atualmente?

Dor nas costas? Dor de cabeça? Cansaço físico, fadiga mental, irritação? Ou outro…


Nesse sentido, uma proposta para quem esteja passando por algum sofrimento é perceber o comportamento do sintoma (e depois do conjunto de sintomas) ao longo da sua idade, no decorrer da semana ou do dia, e nos diferentes ambientes e situações em que se encontra.

Pode parecer algo muito simples, e talvez seja… mas também é magnífico o potencial desse exercício para encontrar o melhor caminho de reparação e cura. Então busque essas informações porque elas podem refletir diretamente na forma de cuidado da sua saúde.





1 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page