top of page
Buscar
  • marieneffb

Golden hour: o que é a “hora dourada” e qual sua importância?

A primeira hora de vida do bebê é tão importante para seu futuro que é conhecida como hora dourada ou hora mágica.



Ter o filho nos braços é um dos momentos mais aguardados no pós-parto. Sentir o toque, o cheiro e estabelecer o primeiro contato físico após meses de espera é sinônimo de reconhecimento, aconchego e segurança.


Neste momento mãe e filho passam por intensas sobrecargas de adaptação. O bebê está alerta e o corpo da mãe aflorando o chamado instinto materno de proteger e cuidar. O afeto e contato pele a pele da mãe com o bebê promove a continuação do vínculo que começou durante a gestação e ajuda o bebê nesta transição do útero para o mundo aqui fora, já que se configuram como ambientes tão distintos!


O ideal é colocar o bebê imediatamente na altura do abdômen ou mais próximo do peito da mulher. Nesse contato, o bebê sente o cheiro da mãe, sente seu calor e seus batimentos cardíacos, o que traz benefícios como a liberação de hormônios, facilita a amamentação, diminui as chances de hipotermia e favorece a colonização através da microbiota materna.


Com os estímulos de sucção aguçados, o contato promove o momento perfeito para que ele conheça a mãe e inicie a amamentação. Após essa primeira mamada, o bebê costuma entrar em um sono profundo que pode durar de 8 a 12 horas. Não necessariamente o bebê conseguirá mamar de fato (e a ideia nem é forçar que isso aconteça), mas só a proximidade, a busca e as tentativas de sugar já desencadeiam a liberação de prolactina, o hormônio por trás da produção do leite materno. Por isso, os bebês saudáveis são colocados sobre o peito da mãe em seguida do nascimento.


A hora de ouro pode ser feita independente da via de parto. Não é recomendada caso o bebê esteja com dificuldade respiratória ou apresente alguma outra alteração clínica que exija cuidados imediatos. Prematuros que estejam clinicamente bem, também estão liberados para a hora de ouro.


O termo Golden Hour significa “hora de ouro” e representa a primeira hora da mãe com o seu recém-nascido. Durante esse período o contato pele a pele deve ser estimulado o mais cedo possível, segundo a Organização Mundial de Saúde e diversas outras entidades. Ele facilita a amamentação, diminui a mortalidade e traz muitos benefícios para mãe e bebê. É um dos momentos mais esperados entre mamãe e bebê e o melhor, se faz muito importante por toda a vida.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page